Versão OriginalVersão Clássica Busca Menu
Menu
AGRICULTURA FAMILIAR

Viabilidade do sistema LPF é apresentada a agricultores familiares na Tecnofam

Karla Tatiane | quinta, 19 de abril de 2018 - 16h00

Dourados (MS) – O famoso sistema de integração Lavoura, Pecuária e Floresta (LPF), está sendo apresentado dentro da Tecnofam – Tecnologias e Conhecimentos para Agricultura Familiar, no município de Dourados. A proposta é mostrar a viabilidade do formato produtivo dentro dos pequenos imóveis rurais através da unidade demonstrativa coordenada pelo zooctenista Roberto Nakayama, da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), e do analista de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agropecuária Oeste, José Mauro Kruker.

Como o próprio nome já indica, o sistema une em uma mesma propriedade a prática de diferentes atividades agrícolas: o cultivo de grãos (soja ou milho), o plantio de eucaliptos para a comercialização e o rebanho bovino (leite ou corte). “O interessante é que você também oferece sombra para o gado. O animal não fica estressando, o que certamente refletirá nos resultados da porteira para dentro”, observa o técnico da Embrapa, José Mauro Kruker.

A área apresentada aos agricultores familiares conta com oito piquetes o que totaliza cerca de um hectare. “O espaço não é grande por ser uma unidade demonstrativa. A proposta é apresentar e tirar as dúvidas dos produtores. Mas o sistema LPF pode ser adequado para as grandes ou pequenas propriedades, claro, que o maior desafio é a produção de grãos dentro da agricultura familiar. Porém, atendemos produtores que fizeram uma adaptação do sistema usando apenas a integração da pecuária com a floresta”, garante Roberto Nakayama.

Só nesse contexto de árvores e rebanhos há um ganho considerável ao produtor, conforme evidencia o zootecnista da Agraer. “É comprovado cientificamente que quando o rebanho é criado com oferta de sombra há um incremento de 5% na produção”.

“Outra vantagem do eucalipto é que a geada não mata o pasto”, diz Kruker que ainda destaca cuidados na escolha da espécie: “Antes do plantio o produtor deve observar o destino que ele dará para a madeira, se será apenas para a lenha ou para fazer cerca ou outra finalidade. Também deve ser observada a espécie do capim escolhido. Aqui, optamos pelo BRS Biatã, pois ele tem uma ótima adaptação à sombra”.

No sistema LPF há uma rotatividade nas áreas de grãos e pastos. “Cada área fica com o pasto ou com os grãos por dois anos e depois troca de atividade. O que era destinado para o pasto recebe os grãos e vice e versa. Isso possibilita um melhor uso do solo e até a conservação do mesmo”, diz o analista.

“É importante a assistência técnica exatamente para o produtor rural tirar suas dúvidas e saber a melhor escolha das cultivares de eucalipto, grãos e da capineira para a sua propriedade”, conclui o zootecnista.

De caráter bienal, a Tecnofam é realizada de 17 a 19 de abril pela Embrapa, em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Agraer, Semagro e Fundo para o Desenvolvimento das Culturas de Milho e Soja (Fundems). O evento ainda conta com outras instituições públicas e privadas ligadas ao setor produtivo.

Aline Lira – Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer)

Foto: Divulgação

Nos siga no
Jornal A Crítica no Google News

Veja Também

Mais Lidas

Subir ao Topo Voltar
Plataforma Sistemas para WebJornalismo Versão OriginalIr para Versão Clássica