Versão OriginalVersão ClássicaMenu
pyafusso | sexta, 9 de fevereiro de 2018 - 10h00

VP Alimentos da agricultura familiar podem ser ótimos aliados para quem for curtir o Carnaval

Uma dica para quem for passar os dias de festa na própria cidade é não descuidar da dieta e já ir pensando em abastecer a geladeira com produtos saudáveis e de preferência oriundos da agricultura familiar
Uma dica para quem for passar os dias de festa na própria cidade é não descuidar da alimentação e já ir pensando em abastecer a geladeira com produtos saudáveis, de preferência da agricultura familiar

O carnaval já está aí e junto com os quatro dias de folia há também o verão, com dias de altas temperaturas,  por isso os cuidados nutricionais devem ser redobrados para não acabar com a alegria antes do tempo.

Uma dica para quem for passar os dias de festa na própria cidade é não descuidar da alimentação e já ir pensando em abastecer a geladeira com produtos saudáveis, de preferência da agricultura familiar. Uma alternativa saudável está nas feiras orgânicas e a boa notícia é que a maioria delas, em Campo Grande, irá funcionar normalmente, como é o caso de cinco feirinhas, realizadas no shopping Bosque dos Ipês, na praça do Rádio Clube, no Pátio da Prefeitura, na igreja Perpétuo Socorro e na praça dos Imigrantes. “A única que não vai ter neste período é a que é realizada aos domingos, na rua Gonçalo Alves, na igreja Primeira Essência, no bairro Vivendas do Bosque, região próximo ao Parque das Nações Indígenas”, afirma o agricultor familiar Vanderley Azambuja.

A qualidade dos produtos dessas feiras conta com o apoio da equipe de agroecologia da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro).

E já que os alimentos estão aí à disposição das pessoas e pensando nesse período de alegria, mas, também, de excessos que é o carnaval, é que a Agraer optou em disponibilizar a tabela de feiras orgânicas da Capital que pode ser consultada aqui . E, ainda, consultamos a nutricionista e servidora da Secretaria de Estado e Educação (SED), Adriana Rossato Souza, que dá dicas preciosas para quem vai pular o carnaval em Campo Grande, pelo interior ou fora do Estado.


“Todo mundo quando pensa em carnaval lembra primeiro em sair pulando e curtindo, mas, quem brinca tem que cuidar da alimentação e da hidratação do corpo como se fosse um dia normal ou até mais, pois nesta época do ano as pessoas gastam mais energia e ainda cometem alguns excessos, principalmente, na ingestão de bebidas alcoólicas”, enfatiza. Para curtir os dias de festa, a nutricionista Adriana dá outras dicas. 

Aline Lira – Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer)

Fotos: Néia Maceno e Dunga

Subir ao TopoVoltar
PlataformaSistemas para WebJornalismoVersão OriginalIr para Versão Clássica