Versão OriginalVersão Clássica Busca Menu
Menu
SAÚDE

Campanha de vacinação contra a Gripe já imunizou mais de 129 mil pessoas na Capital

Michel Grance Faustino | sexta, 18 de maio de 2018 - 16h59
BOLETIM BOLETIM

A pouco mais de 10 dias do fim da Campanha de Vacinação, 129.109 pessoas já foram imunizadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) contra a Gripe em Campo Grande, o que representa 66% da meta, conforme boletim divulgado nesta sexta-feira, dia 18, pelo serviço de imunização da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica. Os dados levam em consideração as pessoas imunizadas até o dia 17 de maio.

De acordo com o boletim, a vacinação de professores já ultrapassou a meta pré-estabelecida com a imunização de 6.019 pessoas, o que representa 91% do público elegível neste grupo que é de 6.608 pessoas.

Idosos de 60 anos ou mais aparecem na segunda posição: foram vacinados 64.711, o que representa 80,81% da meta. Em terceiro lugar está as puérperas, com 68,58% (1.225); seguido pelos trabalhadores em saúde (50,74% – 11.727 pessoas imunizadas).

Pacientes com comorbidades somam 11.628, o que equivale a 53,85% da meta. As crianças maiores de 6 meses e menores de 5 anos representam 49,49%% (26.942) seguida pelas gestantes com 43,32%% (4.460).

A campanha de imunização segue até o dia 1º de junho nas 66 unidades básicas de saúde (UBS/UBSF), que funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h00 às 17h.

Grupo de risco
Deve receber a vacina: indivíduos com 60 anos ou mais de idade; crianças na faixa etária de 6 meses a menores de cinco anos; as gestantes; as puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); os trabalhadores de saúde; os povos indígenas; os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; a população privada de liberdade; os funcionários do sistema prisional e professores (público ou privado) do ensino básico, médio e superior.

Documentos
Para receber a dose todos os indivíduos do grupo de risco devem apresentar o Cartão Nacional de Saúde (CNS) e/ou número prontuário da rede de saúde de Campo Grande (Hygia); documento pessoal de identificação e a caderneta de vacinação (caso tenha).

Além dos documentos exigidos para todos, os profissionais de saúde devem apresentar a carteira de conselho ou holerite; as gestantes e puérperas: cartão da gestante, laudo médico ou exames com identificação; e os indígenas: cadastro na SESAI. O controle mais rigoroso para imunizar as pessoas do grupo de risco é para atender as recomendações do Ministério da Saúde, que não irá disponibilizar doses extras.

Site
Para facilitar o acesso das pessoas que estejam com dúvidas, a Sesau disponibiliza um site específico sobre a Campanha de Vacinação contra a Gripe no portal da Secretaria na internet disponível em www.campogrande.ms.gov.br/sesau e clicar em “Influenza” na barra de menus.

Neste endereço, estão todas as informações sobre quem deve se vacinar, locais de vacinação e documentos que devem ser apresentados.

A doença
A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza que é transmitida através do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar e também por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com a boca, olhos e nariz. A gripe provoca febre, dores no corpo e mal estar. Quem perceber esses sintomas deve procurar um posto de saúde.

Prevenção
Cuidados simples ajudam na prevenção contra a Gripe:

Nos siga no
Jornal A Crítica no Google News

Veja Também

Mais Lidas

Subir ao Topo Voltar
Plataforma Sistemas para WebJornalismo Versão OriginalIr para Versão Clássica