Versão OriginalVersão Clássica Busca Menu
Menu
INOVAÇÃO

‘Odontologia para Bebês’ inicia atendimento em Dourados e Campo Grande nessa semana

Criado há dez anos com o objetivo de prevenir problemas e manter a saúde bucal das crianças, o programa de prevenção “Odontologia para Bebês” leva o mesmo acolhimento até Dourados Da Redação | terça, 23 de janeiro de 2018 - 09h30
Para participar do programa, os pais devem se cadastrar para as palestras, onde eles terão informações sobre hábitos alimentares, higienização, traumas, entre outros. Para participar do programa, os pais devem se cadastrar para as palestras, onde eles terão informações sobre hábitos alimentares, higienização, traumas, entre outros. - Divulgação

Criado há dez anos com o objetivo de prevenir problemas e manter a saúde bucal das crianças, o programa de prevenção “Odontologia para Bebês” leva o mesmo acolhimento até Dourados. Desde a sua criação, o programa já atendeu mais de 2 mil crianças de 0 a cinco anos. Além do atendimento às crianças, o programa busca transformar os pais e responsáveis em multiplicadores de conhecimentos. Os atendimentos do programa de prevenção em Dourados começam hoje (23), em Campo Grande, na quinta-feira (24). Para participar do programa, os interessados devem ligar nos seguintes lelefones: Dourados (67) 3033-8359, Campo Grande (67) 3309-5394.

Os atendimentos realizados em Dourados são uma extensão do existente em Campo Grande e funcionam no mesmo formato que o da Capital. O odontopediatra responsável pelo atendimento do programa, Fernando Lamers, explica que o foco é despertar a educação e a prevenção nos participantes.

“Inicialmente, o programa tem um caráter educativo que é feito de duas maneiras: coletivo, na palestra e individual, na conversa com os pais. Nós passamos as informações sobre os hábitos nocivos para a saúde bucal, durante todo o processo. A filosofia do programa é de intervenção mínima, ou seja, nós prevenimos para não haver problemas e, quando houver, nós tratamos para que não tenha mais”, explica Lamers.

Para a diretora de Assistência Odontológica da Cassems, Denise Sakae, a expansão do programa mostra que o método adotado, baseado na prevenção e na promoção da saúde bucal, é eficaz por apresentar resulados satisfatórios na criança e familiares, uma vez que, ao receberem informações corretas, ocorre a mudança de hábitos nocivos, bem como a prevenção de problemas bucais.

“A intenção da Caixa dos Servidores é expandir o atendimento para o interior, até porque, o programa aqui da Capital atende vários beneficiários do interior do Estado”, afirma.

Como funciona o programa

Para participar do programa, os pais devem se cadastrar para as palestras, onde eles terão informações sobre hábitos alimentares, higienização, traumas, entre outros. Após a palestra, será agendada a primeira consulta clínica do bebê, onde o atendimento individual é realizado e os pais são orientados de acordo com a faixa etária da criança.

Algumas crianças chegam para o primeiro atendimento já com atividade de cáries que são decorrentes, na maioria dos casos, de hábitos nocivos como o aleitamento ao seio tardio, mamadeiras açucaradas, associados à falta de higiene. Devido a este quadro, no programa também são realizados procedimentos restauradores e preventivos.

Os retornos serão trimestrais, até a criança completar cinco anos de idade, quando deverá ser direcionada à Odontopediatria.

Nos siga no
Jornal A Crítica no Google News

Veja Também

Mais Lidas

Subir ao Topo Voltar
Plataforma Sistemas para WebJornalismo Versão OriginalIr para Versão Clássica