Versão OriginalVersão Clássica Busca Menu
Menu
ARTIGO

Ingredientes funcionais permitem alimentação saudável também para os pets

Não há dúvidas de que a maior parte dos brasileiros é apaixonada por animais de estimação, principalmente os mais tradicionais, como cães e gatos Lilia Kawazoe | sexta, 25 de maio de 2018 - 10h25
Os bons resultados desse avanço continuarão a serem colhidos na longevidade e saúde dos nossos pets. Os bons resultados desse avanço continuarão a serem colhidos na longevidade e saúde dos nossos pets. - Divulgação

Não há dúvidas de que a maior parte dos brasileiros é apaixonada por animais de estimação, principalmente os mais tradicionais, como cães e gatos. A Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (ABINPET) explica esse amor em números: nosso País está em quarto lugar em população total de animais de estimação e, no faturamento correspondente ao setor pet, ocupa a terceira posição. No entanto, quando o assunto é alimentação, será que as pessoas sabem ao certo o que é bom para os seus bichinhos?

Na contramão da ideia de que apenas as pessoas precisam de uma dieta saudável, é necessário entender que este é um assunto também muito importante para os pets. Os alimentos ideais são aqueles que contêm ingredientes funcionais, ou seja, aditivos que quando estão presentes na formulação e associados ao consumo diário, produzem efeitos que visam aumentar a longevidade, qualidade de vida e saúde dos animais. Outros benefícios são a redução do odor das fezes, o equilíbrio do microbioma intestinal, maior absorção de nutrientes e estímulo às defesas naturais presente ao longo do trato gastrointestinal.

Além disso, alimentos funcionais também contribuem para a menor presença de radicais livres decorrentes da oxidação e fornecem compostos que desempenham papel semelhante no organismo. Outros efeitos que a associação de alguns ingredientes podem proporcionar são a proteção das articulações, pele e pelo mais saudáveis.

Há também compostos que atuam no apoio ao controle de peso e na promoção da saúde cardíaca, substâncias que ajudam no estímulo do sistema imune e redução de efeitos relacionados à senilidade quando aplicados em formulações específicas.

Vale destacar que alguns ingredientes funcionais ainda demandam embasamento científico, para que seja permitida sua ampla utilização nas embalagens. Além desse desafio, também existe a necessidade de realizar um trabalho para que os tutores dos animais saibam identificar esses itens nos rótulos e possam compreender quais os benefícios que eles proporcionam.

Ao avaliar essas informações, é possível concluir que a indústria alimentícia voltada para pets está crescendo e apresentando evoluções importantes, mas ainda precisa investir constantemente na inovação para gerar valor agregado ao consumidor brasileiro. Os bons resultados desse avanço continuarão a serem colhidos na longevidade e saúde dos nossos pets.

Nos siga no
Jornal A Crítica no Google News

Veja Também

Mais Lidas

Subir ao Topo Voltar
Plataforma Sistemas para WebJornalismo Versão OriginalIr para Versão Clássica