Versão OriginalVersão Clássica Busca Menu
Menu
INTERNACIONAL

EUA alerta Iraque que está se preparando para fechar embaixada em Bagdá

Para que a ação não ocorra, o governo iraquiano terá de interromper a onda de ataques de milícias xiitas contra instalações norte-americanas Agência Estado | domingo, 27 de setembro de 2020 - 18h08
EUA alerta sobre a possibilidade de fechar sua embaixada em Bagdá, no Iraque EUA alerta sobre a possibilidade de fechar sua embaixada em Bagdá, no Iraque - (Foto: Lucas Jackson / Reuters)

O governo dos Estados Unidos alertou neste domingo, 27, que o Iraque está se preparando para fechar a embaixada do país em Bagdá, a menos que o governo iraquiano interrompa a onda de ataques de milícias xiitas contra instalações norte-americanos, segundo informaram autoridades dos dois paíeses neste domingo.

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, fez o alerta em telefonemas recentes ao presidente iraquiano, Barham Salih, e ao primeiro-ministro iraquiano, Mustafa al-Kadhimi, disseram as autoridades. O embaixador dos EUA no Iraque, Matthew Tueller, disse ao ministro das Relações Exteriores do Iraque, Fuad Hussein, que a decisão política é do presidente Trump e que os dois países entraram em uma nova era em suas relações, acrescentou.

O Departamento de Estado e a Embaixada dos Estados Unidos se recusaram a comentar as discussões diplomáticas.

Duas autoridades iraquianas disseram, no entanto, que os EUA informaram às autoridades iraquianas que estão começando a tomar medidas preliminares para fechar a embaixada nos próximos meses, mantendo seu consulado em Erbil, capital da região curda do Iraque. "O que nos dizem é que se trata de um fechamento gradual da embaixada em dois a três meses", disse uma autoridade iraquiana, que acrescentou que isso pode ser acompanhado pela retirada das tropas americanas do país.

Essa retirada gradual daria a Washington tempo para reverter o movimento caso as autoridades iraquianas tomem medidas decisivas para proteger as instalações dos EUA, acrescentou o funcionário iraquiano, apesar dos riscos de elevar as tensões com o Irã e as milícias iraquianas apoiadas pela República Islâmica. (FONTE: DOW JONES NEWSWIRES)

Nos siga no
Jornal A Crítica no Google News

Veja Também

Mais Lidas

Subir ao Topo Voltar
Plataforma Sistemas para WebJornalismo Versão OriginalIr para Versão Clássica